terça-feira, 10 de julho de 2012

"Mogi de todos nós", com todos nós!

Desenho do tipo STICK FIGURE ou "boneco palito". Ele mostra 8 figuras em branco chapado sobre preto, representando da esquerda para a direita: um cadeirante, um homem forte, uma menina pequena, uma jovem mulher, uma pessoa obesa com um grande hamburguer, um velho, um homem muito alto e um jovem tocando guitarra de cabelo espetado
Representação da Diversidade: fonte, "Pedagogiando".
Para falar sobre o processo que envolve uma campanha eleitoral, gosto muito de recorrer à metáfora: imagine que você tem a chance de ir ao shopping escolher um ÚNICO produto para satisfazer uma ou algumas de suas necessidades.
É assim que acontece: uma lista imensa de produtos na cabeça, mas APENAS UMA ESCOLHA.
Qual fazer, então?
Muitas pessoas apresentam dificuldade para fazer suas escolhas, porque não sabem distinguir o que é importante daquilo o que é urgente. E é exatamente o que acontece com alguns eleitores.

NÓS, OS CANDIDATOS, SOMOS OS PRODUTOS EM EXPOSIÇÃO QUE VOCÊ VAI ADQUIRIR COM O OBJETIVO DE SATISFAZER AS NECESSIDADES DO MUNICÍPIO.

Então, a escolha de um de nós, depende do que cada eleitor entende como uma PRIORIDADE, diante de tantas URGÊNCIAS.
Então, quando alguém me pergunta: QUEM É O SEU ELEITOR?
Eu imagino o que eu posso oferecer de CONTEÚDO, porque só a embalagem não garante eficácia.

Quem estiver buscando satisfazer suas necessidades de respeito, dignidade, acesso e igualdade de oportunidades, vai parar para me observar melhor nesta imensa vitrine de candidatos e legendas.

Para isto, vale investigar minha trajetória até aqui. Sou um produto da verdadeira ciência política, pois cada trabalho realizado é um ingrediente para as políticas públicas tão necessárias para fazer de nossa cidade um lugar melhor e mais acessível em diversos aspectos.

Quando eu digo que NÃO POSSO CRIAR A IMAGEM DE UMA "MOGI DE TODOS NÓS, SEM NÓS", estou parafraseando o tema fixado no dia 3 de dezembro de 2004 sobre o internacionalmente consagrado Nothing About Us Without Us traduzido para "Nada Sobre Nós Sem Nós". Um de nossos maiores ativistas, o professor Romeu Sassaki, analisa esse tema:
NADA quer dizer "Nenhum resultado": lei, política pública, programa, serviço, projeto, campanha, financiamento, edificação, aparelho, equipamento, utensílio, sistema, estratégia, benefício etc. Cada um destes resultados se localiza em um dos (ou mais de um dos ou todos os) campos de atividade como, por exemplo, educação, trabalho, saúde, reabilitação, transporte, lazer, recreação, esportes, turismo, cultura, artes, religião.
SOBRE NÓS, ou seja, "a respeito das pessoas com deficiência". Estas pessoas são de qualquer etnia, raça, gênero, idade, nacionalidade, naturalidade etc., e a deficiência pode ser física, intelectual, visual, auditiva, psicossocial ou múltipla. Segue-se uma vírgula (com função de elipse, uma figura de linguagem que substitui uma locução verbal) que, neste caso, substitui a expressão "haverá de ser gerado".
SEM NÓS, ou seja, "sem a plena participação das próprias pessoas com deficiência". Esta participação, individual ou coletiva, mediante qualquer meio de comunicação, deverá ocorrer em todas as etapas do processo de geração dos resultados acima referidos. As principais etapas são: a elaboração, o refinamento, o acabamento, a implementação, o monitoramento, a avaliação e o contínuo aperfeiçoamento.
Juntando as palavras grifadas, temos: "Nenhum resultado a respeito das pessoas com deficiência haverá de ser gerado sem a plena participação das próprias pessoas com deficiência" (SASSAKI, 2011).

Agora, vamos traçar um paralelo com as propostas de melhoramento para a nossa cidade - que é o mínimo que se espera a cada nova gestão.
Antes de ser uma pessoa com deficiência, sou um cidadão que também sente na pele o que é estar à margem. Por esta razão este "nós" não é formado apenas pela pessoa com deficiência como eu, mas por todos aqueles que em algum momento de suas vidas sentiu-se em desvantagem na sua relação com o meio: mulheres, grávidas, crianças, idosos, afro-descendentes, homoafetivos, obesos, quem cumpre pena, analfabetos, desempregados ou que buscam sua primeira oportunidade de emprego, entre outros e, quem sabe, você que está diante destas palavras.

Meus eleitores são todos os que desejam a "MOGI DE TODOS NÓS, COM TODOS NÓS'.

Ricardo Pedroso
Palestrante de "Convivendo com as diferenças"
ricardopedroso.pmdb15077@gmail.com

Ajuda técnica/comunicação ampliada:
Tina Andrade - jornalista inclusiva
Contato: (11) 8431-2010