quarta-feira, 11 de julho de 2012

11 de julho: Dia Mundial da População

Fotografia colorida mostra centenas de pessoas vistas de costas, apenas dos ombros para cima, aglomeradas de modo que não se vê espaço vazio entre elas. É como um rio de gente seguindo na mesma direção..
Foto: iStock publicada no site Schlesinger Pain Center

Hoje é o Dia Mundial da População. A data foi uma recomendação do Conselho de Administração do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) à comunidade internacional em 1989, para que pudéssemos refletir acerca do binômio Aumento Demográfico versus Tecnologias de Sustentação;  e dá continuidade ao Dia dos 5 Bilhões, celebrado também  a 11 de Julho de 1987, para chamar a atenção das pessoas para a necessidade de encontrar soluções possíveis para estas questões demográficas urgentes (e emergentes), entre elas os programas e planos de desenvolvimento global.
No ano de 2001, a população mundial já chegava à casa dos 6,1 bilhões, o que representou um aumento de 77 mil habitantes/ano. Agora a ONU estima que a população urbana (que já corresponde à metade da humanidade)  atinja a marca de 9 bilhões até 2050.
Se levarmos em conta as estatísticas que indicam que cerca de 25% da população têm algum tipo de deficiência, até lá seremos 2.3 bilhões, sem contar que muitos de nós teremos tido filhos e já estaremos entre os 20% da população com mais de 65 anos.
Atualmente, só na cidade de Mogi das Cruzes, a população com deficiência e mobilidade reduzida é de 80 mil pessoas, ou seja, um número cem vezes maior que Borá - cidade do interior de São Paulo, tida a menor do Brasil - aonde um vereador se elege com 17 votos. Para encerrar esta mensagem, uma citação de Kofi Annan (2004):
...devemos reafirmar o nosso compromisso de repensar totalmente o lugar das pessoas com deficiência na sociedade e prometer redobrar os nossos esforços para que as sociedades sejam verdadeiramente inclusivas.

Tina Andrade
Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação,
jornalista e agente de comunicação inclusiva.
mensagemparatina@gmail.com